Press "Enter" to skip to content

Um dos eventos mais importantes da Terra: Crossing Over

0

Quando falamos de divisão celular e em especial mitose, estamos falando de uma célula que reparte igualmente o seu conteúdo já duplicado na interfase em duas células-filhas.
Não entendeu nada? O Inovabio te explica.

O ciclo celular compreende duas fases: Interfase e divisão celular (mitose)
Na interfase a célula passa por três processos: G1, S e G2.
Na fase G1 acontece a síntese de RNA, proteínas e algumas enzimas importantes para o desenrolar do ciclo; Na fase S acontece a síntese (duplicação) do DNA e centrossomos; No fim da interfase, G2, volta para uma discreta síntese de RNA e proteínas.

Depois dessas fases, a célula entra em divisão celular, passando pelas fases de Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase. Cada fase dessas corresponde a um acontecimento importante para finalizar o ciclo celular.

Qual a importância do ciclo celular para os seres vivos?

Quase nenhuma: garante a operação das suas células e tecidos, ou seja, assegura o desenvolvimento, crescimento e regeneração de tecidos. É também importante para a formação do embrião, para o crescimento do corpo, reparação e cicatrização de feridas, para a renovação celular contínua, para a formação de células de sangue e de defesa.

O Crossing Over  é uma troca de material genético entre cromossomas homólogos. É uma das fases finais da recombinação genética, que ocorre durante a prófase I da meiose (na subdivisão Paquiteno) durante um processo designado por sinapse.

Ainda não deu para entender a importância desse fato?

O Crossing Over permite variabilidade genética e nos mostra que ninguém é igual: Você é diferente do seu vizinho; seu vizinho é diferente do índio, etc.

É importante levar esse fator mudança para um aspecto social: Em questão de valor todos somos iguais, no fundo precisamos dos mesmos alvéolos pulmonares para realizar trocas gasosas e realizar o fenômeno da vida.

A biologia vai além de processos microscópicos!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *