Press "Enter" to skip to content

O audiodescrição e a educação

0

Audiodescrição é a uma faixa narrativa adicional para os cegos e deficientes visuais consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão e o cinema, a dança, a ópera e as artes visuais.

Esta ferramenta social tem por objetivo incluir aquelas pessoas que encontram-se a margem da sociedade pelo fato de não poder partilhar do mesmo sentimento de uma pessoa que não comporta sua deficiência. O audiodescrição pode ser utilizado como recurso pedagógico quando o assunto é educação especial/inclusiva. Como explicar a membrana plasmática, organelas, etc; para um deficiente visual? Utilizar-se deste recurso, permite ao educador, incitar a imaginação dos alunos em questão.

Deixando mais claro, o audiodescrição é utilizado para narrar cenas onde encontramos um vazio de diálogo. Este vazio pode ser facilmente sentindo pela música ali em questão ou até mesmo pela visualização da cena. Mas para um deficiente visual, a visualização não é possível. Entra em questão a narração do que se passa naquele exato momento.

Vídeo emocionante mostra como a ciência permitiu que deficientes auditivos escutassem pela primeira vez

É muito importante adicionar essa metologia de ensino ao “cardápio” de aulas de um professor inovador. A academia não forma professores com capacidade de inovação. Mas é preciso ir além do senso comum e alcançar. A educação especial bebe intensamente da fonte da audiodescrição, mas para tal, é preciso que alguém faça jorrar água.

Alguns programas de edição de áudio e vídeo podem ser aqui citados como o Audacity e Sony Vegas Pro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *