Press "Enter" to skip to content

Vida de Inseto

0

Os insetos são os animais mais numerosos e diversos do mundo. Eles só não colonizaram o ambiente de água salgada e de extremo frio. Pequeno porte, ciclo de vida curto, alta fecundidade, não precisa de muito alimento para dispersão, são alguns fatores que ajudaram os insetos a serem cosmopolíticos. O conteúdo de Artrópodes é ministrado por professores de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio.

Uma grande problemática encontrada no ensino da Zoologia é que os conteúdos são extremamente soltos e o professor em questão não aborda o assunto com uma visão geral de mundo. Assim a Zoologia não tem muita importância para vida do aluno. Visão totalmente distorcida de uma área da Biologia que é de extrema importância. Uma abordagem possível para o Ensino dos artrópodes é o filme Vida de Inseto da Disney Pixar.

No filme é possível visualizar os hábitos alimentares, a socialidade encontrada em algumas ordens da classe Insecta, a interação com as mais diversas ordens, abordagens acerca da cadeia e teia alimentar, além de muita diversão. Quando o processo de ensino/aprendizagem passa por um fator chamado ludicidade o conteúdo ganha vida. Segunda Brusca & Bruca: para cada ser humano existem cerca de 200 milhões de insetos. Desta forma, não é aceitável um ensino de Zoologia de modo abstrato!

As avaliações acerca do filme pode ser inúmeras, quando considerada os fatores biológicas presentes. Inovação é uma boa ação pensada, planejada e executada com o objetivo de alcançar o nível máximo de aprendizagem pelo aluno. É possível encontrar, e preciso, saídas para o Ensino das Ciências.

Fica a dica para a ministração das aulas acerca dos Insetos: Vida de Inseto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *